Como configurar o Roteador WI-FI Linksys EA4500 N900

Curta ✔ Comente ✔ Compartilhe ✔ Inscreva-se ✔
http://aulaead.com
Facebook do PROFESSORRAMOS: https://www.facebook.com/aulasprofessorramos

Nesta aula vou mostrar passo a passo como configurar o Roteador Linksys EA4500 Smart Wi-Fi



style="display:block"
data-ad-client="ca-pub-6989883568851159"
data-ad-slot="5959239554"
data-ad-format="autorelaxed">

O Linksys EA4500 é um roteador fácil de ser configurado.
O roteador trata de identificar automaticamente qual é o seu tipo de conexão: se o padrão for DHCP, o mais utilizado atualmente, ele se conectará sozinho. Se você precisa configurar a discagem em PPPoE (utilizada em conexões DSL), basta inserir o usuário e senha do seu provedor que ele se conectará sem mistérios.

Logo em seguida, o assistente de instalação irá oferecer um cadastro no sistema Linksys Smart Wi-Fi. Você pode ignorar essa opção, mas vale a pena fazer o cadastro. Tudo terminado, você será redirecionado para a Dashboard do roteador que é uma interface configuração bastante amigável ao usuário final.
Logo na barra lateral se encontra o menu de opções. A ênfase em aplicações é grande, e o roteador possui funções que não são encontradas na maioria dos roteadores simples. Veja:

Lista de dispositivos: lista todos os dispositivos conectados na sua rede.

Acesso de convidados: permite configurar uma rede sem fio isolada para convidados utilizarem. Quem entrar nessa rede não irá visualizar computadores e dispositivos da rede principal. Você poderá determinar inclusive o número de convidados que podem se conectar na rede.

Controles de conteúdo inapropriado: permite restringir determinados sites para determinados dispositivos, bem como bloquear o acesso a internet de máquinas em horários específicos. Útil para pais que queiram limitar o acesso a internet de seus filhos, por exemplo.

Prioridade de mídia (QoS): permite que determinadas portas de acesso tenham prioridade de acesso em relação ao acesso geral à internet. O configurador já vem com algumas aplicações pré-definidas, como Crackle, iTunes, Skype e Spotify, por exemplo. Também é possível definir a prioridade de jogos online, bem como deixar um dispositivo inteiro com prioridade de acesso em relação aos demais.

Teste de velocidade: permite que você realize um teste de velocidade da sua banda larga do próprio painel. Funciona, mas não é muito útil para quem mora fora dos Estados Unidos, uma vez que o servidor se encontra lá, e a velocidade de tráfego internacional é menor que a de tráfego nacional.

Armazenamento USB: permite configurar e compartilhar um HD externo ou outra unidade de armazenamento na rede. É possível compartilhar livremente ou com senhas. O roteador tem suporte nativo a FTP, e isso permite acessar os arquivos de casa mesmo estando longe. Os arquivos de mídia poderão ser utilizados em dispositivos com DLNA, como uma Smart TV, por exemplo. Uma pena é que não traz gerenciador de downloads integrado, para que fossem feitos downloads diretamente do roteador.

Ainda na barra lateral, logo após o menu de opções, se encontram os ajustes mais complexos do roteador. Por lá, é possível configurar suas redes Wi-Fi ativas (contando com as redes de convidados, é possível ter até 3 redes Wi-Fi distintas), bem como criptografia, gerenciamento de portas e afins. No menu básico de conectividade (o primeiro item da lista) é possível ver um resumo das principais configurações do roteador e alterá-las dali mesmo. O painel é tão completo que permite desligar os LEDs de atividade do roteador – se você é mala como eu e se sente incomodado com luzes na hora de dormir, esse roteador foi feito pra você.

O Linksys EA4500 é um roteador pequeno e que não tem antenas externas. Isso dificulta um pouco a propagação de sinal, uma vez que antenas externas normalmente possuem ganho maior e podem ser apontadas para a direção desejada.

A Cisco promete 450 Mb/s + 450 Mb/s (um link para as redes de 2.4 GHz e outro link para a rede de 5 GHz). Não tenho equipamentos que suportem tal velocidade, mas uma transferência de um filme de 5,86 GB de tamanho de entre dois dispositivos conectados à rede 802.11n com velocidade máxima teórica de 300 Mb/s atingiu 219 Mb/s (ou 27,38 MB/s, se assim preferir).

Uma pena é que o produto não traz conectividade com o novo padrão 802.11ac, que promete velocidades na casa dos gigabits por segundo. No mercado, esses roteadores estão cada vez mais populares, bem como dispositivos com suporte para tal tecnologia.

É encontrado no varejo confiável na faixa de R$ 600,00 a R$ 700,00

Mais Informações: http://www.linksys.com/br/p/P-EA4500/

Facebook do PROFESSORRAMOS: https://www.facebook.com/aulasprofessorramos
Leandro Ramos – Maio de 2016 – http://professorramos.com & http://aulaead.com