⚡ Nexans – Cabo Alumínio CCA x Cabo 100% Cobre Nexans  🔘 NETCOM 2017

Trazendo as novidades direto da NETCOM 2017
Veja a Demonstração prática comparando o desempenho de um Cabo CCA (Alumínio) comparado com um Cabo 100% Cobre Nexans com um Permanente Link de 200 metros, primeiramente os testes com o Certificador FLUKE, depois uma simulação de ambiente de CFTV. Esta mini palestra foi ministrada pelo especialista Sérgio Bessera da Nexans.

De acordo com os parâmetros de testes definidos nas normas ANSI/TIA 568-C, ISO/IEC 11801, BS EN50173 e normas brasileiras emitidas pela ABNT: NBR 14565 e NBR14703, os cabos CCA podem:

Apresentar falhas nos testes mais básicos e críticos para o bom funcionamento de uma rede. Falhas estas, que podem ser facilmente detectadas durante os testes de aceitação da rede instalada com equipamentos de campo.
Falhas de conexão durante instalação e operação devido à inerente baixa resistência mecânica dos condutores CCA (menor resistência aos esforços de flexão e dobramento).
Falha de conexão devido à corrosividade do alumínio, deixando a estrutura de cobre frágil e quebradiço. Esta condição torna-se mais crítica em ambientes com vibração e/ou presença de salinidade, como é o caso de regiões litorâneas.
Por estas razões não recomenda o uso de cabos com condutores do tipo CCA.

⚡ Faça o teste. É fácil e simples. No momento da compra você verá se o produto tem materiais misturados ou não.

Desencape um pequeno pedaço de cabo e raspe o condutor com uma lâmina ou faca. Se na parte raspada permanecer a coloração de cobre avermelhada, o condutor usa cobre puro. Porém, se a coloração na parte raspada ficar na tonalidade prateada, isso indica o condutor bimetálico CCA.

Mais Informações: https://goo.gl/hLmuHh

Agradeço a toda Equipe da Nexans presente na NETCOM 2017 que me atendeu com toda a atenção.

Leandro Ramos – Agosto 2017 – http://professorramos.com
Biblioteca de áudio do Youtube: Barge Gunnar Olsen